domingo, maio 10, 2009

"Isto anda tudo ligado"

Um saudoso jornalista e poeta, Eduardo Guerra Carneiro, escreveu um dia um livro com o título deste post. É bem verdade que tudo anda ligado. Os portugueses que vivem em França foram e, por vezes, continuam a ser testemunhas de violências urbanas bem similares às que agora estão a ocorrer no bairro da Boa Vista, em Setúbal. E sabem que esses eventos são o somatório trágico das tensões culturais, da exclusão social, das rupturas do tecido familiar, dos problemas económicos e da quebra da autoridade de um Estado com o qual os jovens envolvidos não sentem qualquer solidariedade. Mas eles também sabem que, sem segurança e sem o pleno apoio a quem a exerce democraticamente, as sociedades não se sustentam e a vida quotidiana se torna num inferno.

Portugal é um país que, nas últimas décadas, passou por um processo acelerado de integração dos seus imigrantes, que são hoje mais de 5% da sua população. A grande maioria desses imigrantes, oriundos de países muito diversos, tem como simples projecto a melhoria das suas condições de vida, pelo que não deve ser confundida com uma minoria que tende a envolver-se em acções criminosas, a qual deve ser reprimida, como quaisquer outros delinquentes, portugueses ou não.

Mas o nosso país, que tem um histórico de presença externa no mundo das migrações que o obriga a alimentar uma forte cultura de integração, tem a obrigação de estar bem vigilante face à emergência de pulsões populistas, de natureza xenófoba ou racista, que, como se tem visto em todo o mundo, sempre partindo de muito legítimas preocupações securitárias, rapidamente podem descambar em demagógicas campanhas de intolerância. E uma coisa tenho por certo: temos de ser radicalmente intolerantes perante a intolerância.

3 comentários:

Anónimo disse...

Nenhum argumento poderá jamais justificar a morte de um homem. Menos justificáveis ainda os argumentos quando a morte é vitimada pela força da lei... Não justifico a violência e estou perfeitamente de acordo que devemos ser “intolerantes perante a intolerância”. Isto dito, face à violência suportada por algumas “minorias”, durante anos e anos sem verem futuro possível, a violência acaba por ser um acto de desespero e de sobrevivência.
As minhas funções profissionais levaram-me a constatar a existência de famílias inteiras que não vêm outro futuro que o de viverem em bairros degradados, sem emprego, e com o sentimento deprimente que acabaram por interiorizar de se sentirem inúteis à sociedade que avança sem eles. Os filhos destas famílias crescem neste ambiente de quase abandono onde os próprios pais perderam também, para eles, qualquer autoridade e capacidade para lhes mostrarem que o futuro não é assim.
Vários sociólogos alertaram para este facto encerrar um paiol que poderia arrebentar a cada momento. Foi o que aconteceu em maiores proporções há uns três anos atrás aqui em França.
Outros sociólogos atenuam a gravidade e dizem que a nossa época não é aquela que conhece períodos mais violentos em comparação a outras épocas. Mas que seja! Isto não vem em nada confortar as populações que presenciam as violências ou que vivem o medo quotidiano de verem a violência surgir...
José Barros.

Anónimo disse...

Grande motivo de reflexao e de debate.

"Enormissimo" problema, que, sendo analizado em toda a sua profundidade, (certamente) terà afinal mais raizes na economia, do que a propriamente dizer, na "onda sociologica em geral", mesmo se os temas estao intimamente ligados.

No entanto o "fogo està a querer arder" quase por todo o lado (França, Grécia, Portugal (?)), e quando o fogo arde, sao os bombeiros que devem de estar nas primeiras linhas para tratarem a urgencia.

O verdadeiro problema é que, apos o incendio apagado, tudo fica igual, as palavras ditas sao levadas pelo vento, e as causas da situaçao nao mudam.

Porquê ? Porque seria necessario tratar verdadeiramente as raizes, e esse tratamento nao é considerado (pela maior parte dos politicos profissionais), como uma prioridade... Até que...

NB. Um grande erro cometido em Portugal, foi o "seguimento" nos anos 70 do esquema francês dos bairros sociais, (e HLM's) inventados pelo General de Gaule, o que se revelou um desastre em si.) Mais isso està longe de jutificar e explicar tudo.


Mario

Franncisco Agarez disse...

Tenho entre mãos, para começar a traduzir, um belíssimo livro de Daniel Baremboim cujo título é precisamente EVERYTHING IS CONNECTED.Além de reflexões profundas, e muito oportunas, sobre o poder da música, subtítulo do livro, fala-nos da sua experiência, com o saudoso Edward Said, de tentar combater a violência e a intolerância com uma orquestra: a Western-Eastern Divan Orchestra. O meu querido amigo Eduardo Carneiro, companheiro de carteira na Escola do Trem, de outro homem saudoso, de seu nome Francisco Rodrigues Pena, teria por certo gostado de ouvir o Daniel Barenboim tocar os dois primeiros concertos para piano de Chopin (os outos, para violino, só estão ao alcance de alguns ...), o que vai acontecer, soube hoje, na Fundaç\ao Calouste Gulbenkian, no dia 21 de Setembro!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...