terça-feira, maio 05, 2009

Vasco Granja (1925-2009)

Uma dia, numa conversa casual em Lisboa, apresentados por um amigo comum, Vasco Granja revelou-me ter sido ele a pessoa que respondia às cartas de quem, como eu, era fiel e activo leitor da revista portuguesa de banda desenhada "Tintin", nos anos 60 do século passado.

Homem do cine-clubismo e apaixonado pela banda desenhada, Vasco Granja era uma figura serena, que trouxe à televisão portuguesa um "outro" cinema de animação, diferente do que então conhecíamos e, naturalmente, muito distante daquele que hoje se produz. Era um apaixonado por uma escola serena da animação cinematográfica, mais pedagógica e nada violenta, trazendo-nos nomes estranhos de autores desconhecidos do Centro e do Leste da Europa e, em especial, de um génio que descobrimos pela sua mão, o canadiano Norman McLaren.

Faleceu aos 84 anos. Como homenagem, deixo a imagem de um dos seus heróis de estimação, a figura criada por Hugo Pratt, Corto Maltese.

6 comentários:

Anónimo disse...

"KONIEC"
Obrigada, Vasco Granja.

Julia Macias-Valet
Paris

Santiago Macias disse...

Juntaria, se me permite, o nome de Tex Avery, um outro génio que era tudo menos banal.

Santiago Macias
Mértola/Moura

Ana Catarina disse...

Uma homenagem merecida....
Lembro-me bem do programa de televisão que o Vasco Granja tinha e tenho saudades....

Anónimo disse...

Associo-me a Catarina e subscrevo as suas palavras.
P.Rufino

Anónimo disse...

Uma semana a esperar pelo programa "Animação" e tentar adivinhar que heróis seriam eleitos nessa semana...Gratas recordações.
gfaria

CC disse...

Sempre com a simplicidade que o caracterizou,Vasco
Granja,contagiou-me de uma forma única o seu gosto pela BD.Para ser sincero,esta lembrança,ocorre-me reler alguns dos heróis,apresentados por ele.
Bem haja,Vasco Granja

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...