terça-feira, junho 09, 2009

Agosto Português

É um filme estranho mas interessante, dirigido pelo português Miguel Gomes, este "Ce Cher Mois d'Août" (Aquele Querido Mês de Agosto), que acabo de ver em ante-estreia num cinema da "Rive Gauche". É uma obra onde se cruzam uma ficção leve com o realismo da simplicidade rural portuguesa, sob o pano de fundo da música popular que enche as festas do nosso Agosto. São duas horas e meia de um filme que, por um momento, se teme cruel, mas cuja linguagem se solta em registos de um humor, involuntário ou procurado, que chega a projectar-se sobre o próprio trabalho, ironizando com os respectivos autores. A cena final é, a este respeito, uma das melhores.

O filme teve já vários prémios e, em Portugal, terá tido uma audiência muito superior à média para filmes de autor. Veremos como a França o acolhe, tanto mais que, a espaços, há ressonâncias de outras filmografias que por aqui são apreciadas, como Oliveira ou César Monteiro. Teste muito curioso seria o confronto do filme com os cidadãos de origem portuguesa que vivem em França.

1 comentário:

vera disse...

adorei o filme
bom dia Portugal, hoje é dia 10 !

Obrigado, António

O dia em que é anunciado um novo governo é a data certa para dizer, alto e bom som, que entendo ter sido um privilégio ter como primeiro-min...