terça-feira, dezembro 15, 2009

Allan Kardec


Foi anunciado que o Benfica vai contratar um futebolista brasileiro, com o sugestivo nome de Alan Kardec.

Na minha infância, dormia em férias num quarto de família, em Viana do Castelo, que tinha um armário envidraçado, cheio de livros. Alguns deles eram de Allan Kardec. O armário estava fechado, tendo os livros pertencido a um tio por afinidade, já falecido. Andei anos até que descobri que Kardec era a figura fundadora da doutrina do espiritismo, a tal que mexe com mesas e nos põe em diálogo com o além. Comecei a ler um desses livros, já na adolescência, mas, seguramente por incompatiblidade com o meu cartesianismo, nunca fui sensível à doutrina.

Como se sabe, o Brasil é pródigo em nomes bizarros para os seus cidadãos, muitas vezes por adaptação, mais ou menos rigorosa, do de figuras estrangeiras. Este é apenas mais um deles. Será que, para o Benfica, ter um potencial espírita na equipa fará entrar o clube em diálogo virtual com os seus êxitos no passado? E será que o espiritismo será compatível com  o treinador Jesus? Mas têm-se visto tantas "macumbas"! Já estou a imaginar os comentários a este post...

Em tempo: um leitor atento lembra-nos que Allan Kardec está no cemitério parisiense de Père Lachaise. O mundo é pequeno.

13 comentários:

Anónimo disse...

Com devida vénia informo-o que o dito tem uma campa com o seu nome em Paris no cemitério do Père Lachaise, e que essa ( a campa) tem mais visitas quotidianas do que a de JM (o espirito dos Doors). A coisa é digna de ser vista - eles tocam-lhe na cabeça, eles invocam os céus, eles têm os olhares além, muito além, eles estão sempre em transe ....
Tendo em conta o que se vê - e que o espirita Kardec é de facto uma coisa séria, para levar a sério - penso que o Benfica deveria ter pensado melhor antes de contratar o tal com o mesmo nome.
Quando ele entrar em campo verão.... para o BEM ou para o MAL!

Miguel Gomes Coelho disse...

Tirou-me as palavras da boca... :-)

Anónimo disse...

Lagartices ou andradices...

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai Senhor Embaixador, não sei se o Kardec futebolista salvará o Benfica. Mas que nos dava geito um espirita para o défice orçamental, o desemprego, o endividamento, o investimento, e tudo o mais que nos aflige, lá isso dava!
Mas como sou pragmática, sei que Kardec dificilmente salva o Benfica ou o país!

João Antelmo disse...

Também tomei contacto com Alan Kardec e o espiritismo atraves dos livros de um tio (ateu e anticlerical) que os tinha trazido do Brasil, para onde emigrara.
Participei em sessões (falhadas) de espiritismo e tentei alguns truques com mesa-pé-de-galo para éoater uma ou outra donzela; resultou tanto como a convocação dos espíritos...

Julia Macias-Valet disse...

Senhor Embaixador....das coisas que um sportinguista se ha-de lembrar !!!
Como se o Benfica precisasse de forças do além...
D'Além-Mar talvez ! Mas de Além-Mundos ?!

E no plantel do Sporting nao ha nenhum Cipriano ?

Com todo o respeito de sua leitora assidua, mas com toda a minha alma de ex-atleta do Glorioso.

Anónimo disse...

Se conseguir activar uma expressão facial"Sinistra" como a do Sr. homónimo, de certeza que intimida o adversário... e é convincente.
Isabel Seixas

Jorge Pinheiro disse...

É o sincretismo da Luz.

Anónimo disse...

E não me parece que o tal de Kardec evite o costume...o Benfica, a partir de agora, a perder terreno e o Porto a crescer até à vitória final. E o Benfica uma vez mais derrotado, num "honroso" terceiro lugar (com o Braga em segundo). É sempre assim. Muito fogo de vista no início e depois é o que se sabe.
Albano

Anónimo disse...

Pelos vistos um Kardec é que fazia falta ao Sporting, já que de outra forma já se viu que não vai lá. O não "vai lá" quer dizer estar mais perto do primeiro do que do último...
CP

Anónimo disse...

Não há que subestimar o Poder da aura.

A saúde mental e emocional necessita de estímulos que o pragmatismo voluntário da saúde física consegue descurar, daí que todas as estratégias para construir a saúde/vitória do jogo revelem cuidado acurado.

Continuo a achar que o Sr. ou seja a personagem da fotografia, que só conheci através deste Post figurava bem o Susto.
Isabel Seixas

Anónimo disse...

parece que o "senhor kardec é agnóstico"... nem nisso o benfica têm sorte.Viva o Porto!:)

bloom disse...

No Père Lachaise encontra-se apenas, como é óbvio, o invólucro mortal do Sr. Kardec. A alma, essa, anda por aí, quiçá a apoquentar-nos a nós, lagartos resignados.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...