domingo, abril 10, 2011

La Lys e a Legião Portuguesa

No próximo fim de semana, vamos de Paris a La Lys, perto de Lille, rememorar, como anualmente fazemos, a batalha trágica em que morreram muitos militares portugueses, no termo da primeira Grande Guerra.

A batalha teve lugar em 9 de abril de 1918. Na minha infância, em Vila Real, a data era comemorada com uma romagem ao monumento a Carvalho Araújo, na avenida com o mesmo nome. Nas comemorações, tinha um papel mobilizador a Legião Portuguesa que, nas vésperas, vendia pela cidade miniaturas de capacetes militares, para pôr ao peito, financiando a Liga dos Antigos Combatentes.

As novas gerações desconhecem essa organização, criada num tempo em que o Estado Novo tinha uma vocação protofascista. A Legião era uma espécie de milícia armada, comandada por figuras políticas do regime ou por militares na reserva, que frequentemente era encarregada de levar a cabo algum "dirty work", muitas vezes em íntima ligação com a polícia política.

Nos anos 50, o regime pressionava fortemente os funcionários públicos a fazerem parte da Legião. Muitos aceitavam, as mais das vezes por temor a represálias do que por uma sincera adesão ideológica, outros recusavam, com dignidade e coragem. Após o desencadear da guerra colonial, a Legião desenvolveu, no seu seio, a Defesa Civil do Território, que tentou, sem grande sucesso, mobilizar esses setores oficiais do país para um cenário improvável de guerra no território europeu.

Com o tempo, com a desaparição do entusiasmo dentro do próprio regime pela "Revolução Nacional", a Legião foi-se "apagando" na província, embora subsistindo com algum vigor em Lisboa. A organização destacou-se em ações provocatórias perante a episódica emergência de movimentações democráticas, nos chamados "períodos eleitorais". Foi também responsável por algumas ações de vandalismo, como o ataque à Sociedade Portuguesa de Escritores (em 1965) ou à Comissão Democrática Eleitoral (CDE) de Lisboa (em 1969). A Legião, em especial através da sua FAC (Força Automóvel de Choque), levou ainda a cabo diversos atos de natureza repressiva e persecutória, alguns já no período do marcelismo.

Nessa fase terminal da "situação" (delicioso nome dado popularmente à ditadura, por contraste com a "oposição"), a Legião já se não sentia muito à vontade, tendo ainda como principais dirigentes figuras ligadas a setores de saudosismo salazarista, que contestavam a "primavera marcelista". Recordo, porém, em 1971, já na chamada "abertura" marcelista, o cerco feito por elementos da FAC a uma reunião do associativismo universitário, no Instituto Superior Técnico, que obrigou os integrantes da mesma a terem de saltar muros e a algumas corridas pela madrugada lisboeta.

Nesses últimos anos do regime, a Legião havia sido reforçada por algum "lumpen", por elementos da antiga OPVDCA (uma organização paramilitar criada em Angola, em 1961) e por militares desmobilizados. Ao que julgo saber, a ação da Legião Portuguesa concentrava-se então em ações de segurança de instalações petrolíferas na zona oriental de Lisboa. No 25 de abril, alguns dos revoltosos temiam, por mero desconhecimento, a força da Legião Portuguesa e a sua capacidade de resistência. Afinal, a organização viria a revelar-se um mero "tigre de papel", para usar uma expressão à época muito em voga.

Vale a pena reconhecer, em abono da verdade, que, ao menos no que respeitava às comemorações da batalha de La Lys, a Legião acabou por desempenhar um papel meritório. Era patrioticamente pedagógico, para as crianças das escolas, ver de perto o valoroso soldado Milhões, bem como os seus colegas veteranos da primeira Grande Guerra, orgulhosos com as suas condecorações ao peito, perfilados em frente ao monumento a Carvalho Araújo, ouvindo hinos e honras militares. 

Hoje, já não há velhos militares vivos dessa guerra e nem sei se alguém honra, em Vila Real, os mortos de La Lys. Aqui em França, e desde há muito, os embaixadores de Portugal e as Forças Armadas portuguesas cumprem, com empenhamento, esse ritual de respeito. No meu caso, regresso, com gosto, ao passado. Agora sem a Legião Portuguesa, claro.

9 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Carissimo amigo e Senhor Embaixador,
Sugiro-lhe, se me permite!, a leitura de um texto fabuloso, do ponto de vista histórico, etnográfico e literário, da autoria do Dr. Estanco Louro, filólogo, autor de obras significativas na área da etnografia e da filologia, e militar que esteve na frente de batalha de La Lys. O texto é um relato-memória de uma vivacidade humanista imperdível, cuja versão inicial foi apresentada em conferência pelo autor no Liceu Fialho de Almeida em Beja e depois no Liceu Pedro Nunes em Lisboa à data de 9 de Abril de 1924, ano em que foi publicado pela editora Lusitânia. Da sua vasta obra publicada, destaco, entre outros, "O Livro de Alportel..." (monografia digna de um Leite de Vasconcelos) e "Raízes da Alma Latina..." ambos de 1929. Quanto ao texto de Estanco Louco escrito durante a sua incorporação militar na frente da batalha de La Lys, foi republicado em 2002, no nº 42 da Revista "Ler História", a título de "Documentos me Estudo" com um enquadramento da sua própria filha, Maria Lucília Estanco Louro (licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Letras de Lisboa e docente do Liceu Pedro Nunes até à idade de reforma) que, por razões de saúde, contou com o apoio de Ana Luísa Paz, licenciada em História. O artigo está, como disse!, disponível no nº42 da "Ler História (2002), publicado sob o título: "Uma Memória Esquecida sobre a Guerra de 1914-1918: A Batalha de La Lys".
Grata e com a admiração de sempre, receba o meu abraço fraterno.

José disse...

A Legião era mesmo o grande apoio da polícia política nos anos 60.

É com algum desgosto, que registo um certo branquear de imagem da dita sinistra organização.

Numa célebre manifestação em 68, na Av.Duque de Loulé, contra as guerras do Vietnam e Ultramar, concumitante com outra na Conde de Óbidos, no regresso do marido da D. Gertrudes Tomás, de Angola, foi a organização da "Penha de França" quem fez o trabalho sujo.

Vi alguns amigos serem muito mal tratados, depois de sermos encarcerados nas carrinhas desses rapazes.

"La Lys" é outra questão.

Enfim, memórias...

Anónimo disse...

Meu Deus que aulas autênticas sessões letivas sem a obrigatoriedade de memorizar pro teste...

Gostei tanto do seu post e vou a sério procurar a revista nº 42 da "Ler história"

foi no entanto com alguma apreensão que revi o conceito de protofascismo

"O "proto" refere-se aos sinais de um início ou os sintomas de ressurgimento do fascismo na nossa época."Para além das idéias de Umberto Eco, observamos que o protofascista é movido pelo esquizo-paranoidismo. "

http://br.monografias.com/trabalhos904/tolerancia-zero-protofascismo/tolerancia-zero-protofascismo2.shtml

De qualquer forma estimula-me mais o Sr. a fazer pesquisa ...
Parece o meu saudoso Professor orientador/desorientador o Grande João Barreto.

Mas gostei a sério
Isabel Seixas

Anónimo disse...

« Os nossos soldados tinham-se definitivamente convencido que se de Portugal não vinham reforços era somente porque os responsáveis do poder o não desejavam. E a estes se impôs a responsabilidade no crime [ de abandono ] dos condenados, os exilados da Flandres (...). Por cada canto, em cada abrigo, nas linhas e aldeias do front corriam expressões que eram como pelourinhos inexoráveis: ' Portugal, rapazes, declarou a guerra à Alemanha mais ao C. E.P! ' (...). Não é a guerra, o sofrimento, a ameaça inglória da morte que lhes dói na alma...Sobre as saudades da terra donde são exilados, fere-os o abandono a que os votaram os outros...(...) não enxergam a presença amorável da sua Pátria.
Sobre os plainos da Flandres erguem-se calvários. Crucificadas, exangues, agonizam almas luzíadas.
-Pátria, Pátria, porque nos abandonaste?... »


Era a República que não olhava a meios para se afirmar aos olhos do mundo.

in Estado Sentido

Anónimo disse...

Vale talvez a pena notar que o Dia do Regimento de Infantaria 13, de Vila Real, continua a ser o 9 de Abril.

Anónimo disse...

A reflexão proposta pelo anónimo das
23:13,11 de abril de 2011
in Estado Sentido

É bem pertinente...

Não tenho conhecimentos sustentados para poder ajuizar, embora gostasse, mas à parte a minha relutância com quem assume identidades anónimas, acho-os Medricas, gostei abriu-me uma nova perspetiva...

Quase lhe agradeço(O quase é porque o anonimato preocupa-me como profissional!...)

Sr. Embaixador , no melhor do seu respeito pela liberdade aqui a dimensão expressão(Seja ela qual for...)
Obrigada
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Hum...Bem me parecia que conhecia a imagem...

Reconheço que é linda...
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Quem vendia os capacetes não era a Legião Portuguesa, mas sim a Liga dos Antigos Antigos Combatentes... Nada a ver com a Legião, prestimosa ajudante da PIDE-
Zé Barreto

Anónimo disse...

Exmo. Senhor,
Através do Jornal O Sol de 15 de Abril tomei conhecimento que vai publicar um livro sobre Os Portugueses na Flandres, 1914-1918.
Sou sobrinha de um antigo combatente em La Lys e, que por acaso tenho em meu poder algumas notas, fotografias e escritos sobre a sua estadia em Franca e na Bélgica. Ele foi um homem com uma vida cheia, tendo sido Presidente da Camara de Oenela, Governador (?) na Ilha do Principe, e companheiro de luta de Paiva Couceiro participando nas Incursões Monárquicas. Publicou vários livros, mas infelizmente foi esquecido. Tomo a liberdade de lhe escrever e perguntar se alguns dos seus escritos o "ajudarão" a completar o seu livro?
Escrevo-lhe através do seu blog porque não sei como o contactar.
Meu endereco de mail: elopez@iol.pt
Com os meus cumprimentos
Elisa Rubio Lopez

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...