quinta-feira, maio 12, 2011

Alentejanos

Aquele meu amigo português estava a ter dificuldade em descobrir, nas campaínhas do prédio, o andar da pessoa a casa de quem ia jantar, naquela noite, em Bruxelas. 

Na indecisão, ligou para a porteira. Esta acabou por assomar à porta. Era uma mulher nova que, rapidamente, percebeu ser portuguesa. O sotaque da senhora era, iniludivelmente, alentejano. Por curiosidade, o meu amigo perguntou:

- De onde é que é, no Alentejo?

- Eu não sou do Alentejo.

Um pouco surpreendido, ele voltou à carga:

- Não é do Alentejo. Então onde é que nasceu?

- Eu nasci aqui, em Bruxelas. Nunca vivi no Alentejo, mas já lá fui de férias, duas vezes. É uma terra muito bonita. É a terra dos meus pais, que trabalham aqui na Bélgica, há mais de 30 anos.

E disse tudo isto com um forte e belo sotaque alentejano. 

São estas as malhas que a nossa diáspora tece.

6 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Ao contrário a minha porteira em Paris, que é portuguesa, quando lhe falo na nossa língua responde-me em francês. O marido e os filhos vêm a Potugal e ela não, porque diz que o país que a fez sair não merece ser visitado. Um filho é hematologista e dos bons e a filha é arquitecta bem sucedoida.
Mágoas!

Anónimo disse...

O meu amigo Jorge também nasceu em Paris.
Os pais são portugueses, mas ele não sabe falar português.
Mas o Jorge é perfeitamente bilingue: fala francês, claro, e... Mirandez.
É que os pais do Jorge continuam a falar Mirandez em casa – a língua que falavam na aldeia, antes de emigrarem para Paris.
O Jorge ainda tentou falar-me em Mirandez, mas depressa optámos pelo francês...
Carlos Pereira

Julia Macias-Valet disse...

Sem sairmos do Alentejo...
Contava o meu avô que um individuo da minha terra (Moura) foi para Beja assentar praça e quando de la voltou e até ao final da vida falou "à Lisboa" : )))))

Ja uma das minhas filhas, nascida em Paris de pai girondino e mae alentejana, fala português com sotaque alentejano...e Caleiro (alcunha dos habitantes de Moura) !

No que me diz respeito, o Alentejo estara comigo SEMPRE nao so no meu sotaque mas na mina forma de viver : continuarei até ao fim dos meus dias a assomar-me, a aventar, a abalar e a fazer...a marrafa aos meus filhos : ))

Nao sei porquê mas gostei do post de hoje ! ; )

Anónimo disse...

De matiz à sombra, divinal...
Isabel seixas
A imagem, claro.

patricio branco disse...

fotografia tirada na primavera, abril, primeiros dias de maio.
As cores são devidas às coberturas de diferentes flores em cada uma das zonas.
Outra possibilidade é que esteja retocada.
O alentejano emigra pouco, mas sempre se encontram alguns.

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Embaixador Francisco Seixas da Costa,

O Alentejo pela sua indizível beleza marca os portugueses, os seus descendentes e os estrangeiros que o conhecem. Só a poesia e o canto alentejano o pode retratar na perfeição.

A paz e a beleza das suas paisagens, a hospitalidade dos seus habitantes no trato e no sotaque encantador e na gastronomia que regala os apetites dos turistas que o visitam são, verdadeiramente, inexprimíveis para quem o desconhece. Quem é marcado pelo espírito alentejano fica com uma forte identidade cultural que, apesar das formatações Globalizadoras, permanece fiel ao seu legado tradicional.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...