quarta-feira, maio 18, 2011

Azul

Merecida e incontestável vitória da onda azul do Porto - sem a menor dúvida a melhor equipa portuguesa da atualidade. Esta conquista da competição sucessora da Taça das Cidades com Feiras completa uma bela época.

Foi bonita uma final portuguesa em Dublin, embora o futebol jogado estivesse muito abaixo daquilo que seria de desejar. Como se costuma dizer, o Braga foi um "digno vencido". Mas foi também sido um merecido derrotado.

Neste mesmo dia em que o Lille, aqui em França, acaba praticamente de ganhar o título nacional, dias depois de ter vencido a Taça, não me posso esquecer que assisti, há meses, precisamente em Lille, àquela que hoje se sagrou como a melhor equipa de França a ser derrotada por 3-1 pelo Sporting, com uma equipa quase de reservas. Ia-nos valer de muito...

22 comentários:

Alcipe disse...

Aquelas manifestações todas em Dublin não eram contra o Pinto da Costa?

Anónimo disse...

Só o Senhor Embaixador para se lembrar da Taça das Cidades com Feira

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhoe Embaixador
Ai! essa lembrança do Sporting...

Helena Sacadura Cabral disse...

Caro Alcipe
O seu humor anda ao rubro...
Parabéns pelo livro da Índia. Vou ser das primeiras a lê-lo!

José disse...

Quando os europeus sorteios colocaram o lille no caminho do SCP, todos os cronistas desportivos, e não só, proclamaram aos altos ventos que os LEÕES tinham tido muita sorte...

Enfim, Campeões de França...

Jornalistas competentes e isentos, para andarem pelas Cidades com Feira...

Saudações Leoninas.

Unknown disse...

Só o Senhor Embaixador, não. Eu também estive em Alvalade, na vitória sobre o Manchester United, corria o ano de 1963, com uns estrondosos 5-0 e três folhas secas do Osvaldo Silva.

Depois, com o cantinho do Morais em Antuérpia a pôr um ponto final na epopeia contra o MTK foi a festa total.

Belos tempos

Anónimo disse...

Jogaram aquelas que são, sem dúvida, as duas melhores equipas portuguesas. Bonita festa, com gente do Norte e sem incidentes. O jogo não foi grande coisa mas ficou uma boa imagem do futebol português. Os braguistas e portistas estão de parabéns!

Rui Franco disse...

Viva o Porto! Viva o Villas-Boas! (já agora, comparando curricula e meios à disposição, o Domingos é superior...) mas... repararam que, nas comemorações, vimos jogadores com bandeiras da Polónia, Colômbia, Uruguai, Brasil, Cabo Verde mas de Portugal, nenhum? Ganhou um clube português - não falemos de equipas...

NOTA: Falcão continua a fazer questão de não falar Português.

Pedro Oliveira disse...

Catinga queira Nota(r): Falcao e não Falcão... na Columbia não há "Falcões"!

Fada do bosque disse...

Viva o Porto sim! :) O Norte precisa de algum destaque e pelos vistos só o pode ter no futebol... :(
Grande André Villas-Boas, que com 32 anos faz do Porto um incontestável ganhador!
Quanto às bandeiras que apareceram no fim do jogo, com destaque para a do Brasil, ficamos a saber que quanto mais avançamos em tecnologia, mais regredimos em Valores... O Nós e os Outros, está cada vez mais em destaque na mente das pessoas e a mim parece-me um paradoxo em relação à globalização.
Parece que cada vez existe mais "bairrismo" neste Planeta global. Sinceramente acredito que já ninguém ou quase defende a camisola de quem lhe dá a ganhar! outro Princípio muito esquecido... Quanto mais tecnologia, menos Ética, mas é o Mundo em que vivemos... a balança parece proporcionalmente inversa.

Obrigada pela sua Saudação aos clubes nortenhos, porque apesar de portista, o Braga está no meu coração.
Saudações draconianas. :)

Fada do bosque disse...

Ainda e em relação ao André VB só lhe desejo que tenha uma carreira mais brilhante que a do Mourinho, o que acredito, pois enquanto o primeiro é simpático, educado e humilde, o segundo é arrogante, malcriado e presunçoso. Pode ser que assim limpe a imagem de um ícone português que nada tem a ver com o nosso povo... penso eu.
Aliás, André já diz que nada tem a ver com o Mourinho, antes pelo contrário, é mais ao estilo de Bob Robson...
Acho bem que o diga, que se defenda, pois comparações do que é incomparável!... haja paciência! Temos um portista à frente do clube! finalmente.
E ainda muitos dizem que o "berço" não conta...

Rui Franco disse...

Cara Fada,

O nós e os outros está, concerteza, em destaque a partir do momento em que se pega em autênticas "multinacionais" do pontapé na bola e se pretende passar a ideia de que elas (no caso, as equipas) representam qualquer coisa que seja relativamente ao país da sede. Hoje em dia, os três grandes (mais o Braga) mais não são do que meras "máquinas" montadas com "peças" que se mandam vir dos quatro cantos do mundo e que, consequentemente, nada representam relativamente ao futebol nacional.

Mas, apesar de tudo, alguns jogadores portugueses ainda jogaram (e venceram) - esqueceram-se foi das suas origens... Talvez sejam nobremente cosmopolitas e, afinal, os outros é que estavam mal (há que criticá-los, então, pelo seu "patrioteirismo").

Como de costume, passamos ao lado das boas lições. Basta olhar aqui para o lado e perceber qual foi uma das razões para o êxito dos nossos vizinhos...

Fada do bosque disse...

Catinga, eu não sei mas talvez o Catinga saiba e faça-se justiça, ainda o André era um miudinho quando escreveu uma carta ao treinador do Porto, Robson a pedir-lhe que incluísse o Domingos no plantel... que seria uma mais valia para a equipa. Ora não é que o Robson achou piada à carta do miúdo e experimentou o Domingos que hoje considera melhor que o André?! Ele há coisas... :))

Anónimo disse...

Gostei muito de ver este percurso do Braga. Cada vez ficamos mais com a sensação de ser um trabalho sustentado e de estar a aparecer um novo clube entre os 3 do costume. Parabéns aos Braguistas (como eles gostam de serem conhecidos). E realmente, bracarense é o natural ou o que habita em Braga. Há bracarenses que não são braguistas e há braguistas que não são da cidade de Braga. Por isso parabéns a todos os Braguistas!

Fada do bosque disse...

Tem toda a razão, Catinga... meras máquinas internacionais...o futebol não passa de um Lobby, isso é também verdade e uma verdade incontestável.
Quanto às boas lições... é mesmo um facto, não de aprendem por cá. Nem uma única bandeira de Portugal foi vista! Incrível!Como diz, um clube português o ganhador e em 2º lugar, outro clube português... dois treinadores portugueses e alguns jogadores portugueses, destaco o Moutinho... realmente eu não entendi...
Não admira que fiquemos sempre atrás dos outros...
Quanto ao "patrioteirismo" dos outros... não tenho realmente que criticar, mas de facto é mais uma lição a aprender.

patricio branco disse...

Até a rainha se entusiasmou com o jogo

Anónimo disse...

Estou com a Fada do Bosque. Viva o Porto e o seu treinador. E também um outro viva ao digno Braga e seu treinador. Duas excelentes equipas que jogaram bem em Dublin e durante toda esta época. Bem treinadas por AVB e DP.
P.Rufino

Carlos Fonseca disse...

Uma pequena correcção ao comentário do leitor Antunes Ferreira:

O Sporting-Manchester, de boa memória, realizou-se em 18 de Março de 1964.

Carlos Fonseca

Anónimo disse...

a minha velha não vai em futebóis:

porto
traga
braga
torto
qual o mal

vaga
horto
morto
draga
tal e qual

velha
gelha
morta
que me importa.

Anónimo disse...

Azul celeste azul marinho, azulão, azul bebé, tal qual a pureza espontânea dos sentimentos de alegria e pulsar ante a vitória por uma taça...
Bem interessante o fenómeno, que em noventa minutos promove e despromove ...
Isabel Seixas

Anónimo disse...

"So o senhor Embaixador para se lembrar da taça das Cidades com Feira". E depois? Recordar é...viver!!!!
Um lampião

Anónimo disse...

Tal como a velha relha do sonetilho acima, estou completamente offside em futebois (e blogs) mas não consigo resistir:
Isabel Seixas, a menina esqueceu o azul-cueca! :)
Sem ofensa, espero!

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...