segunda-feira, dezembro 17, 2012

Soberania

Onde se devia cortar, dentro da despesa pública?, perguntou "O Sol" ao antigo governante Nuno Morais Sarmento. Eis parte da resposta:

"Nas funções de soberania, a rede diplomática é ainda hoje a de um país com ambições imperiais ou de potência regional. Manifestamente não é esse o tempo que vivemos".

Tomei boa nota.

16 comentários:

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai Senhor Embaixador, neste caso limito-me a parafrasear a parábola "Pai perdoai-lhes porque não sabem o que (dizem)..."

Anónimo disse...

Os pobres nao tem orgulho nem dignidade: recebem e obedecem. O que vale para dentro, vale para fora.

a) Feliciano da Mata, homem moderno e desempoeirado

patricio branco disse...

fico sem palavras

Anónimo disse...

Aqui há dias um familiar foi assaltado na Sicília.
Teve que se deslocar a Roma (só lá é possível) para obter documentos para o regresso e teve um tratamento muito pouco competente e de amparo para quem se encontra naquela situação.
Se calhar, tendo em conta o custo benefício, mais vale utilizar embaixadas virtuais com páginas onde apareça a informação total e clara e no fim uma assistente a dizer: para mais qualquer dúvida não hesite em contatar-nos através do mail…

Anónimo disse...

Euronews: no comment!

Anónimo disse...

Não é "contatar-nos", não é "contato", é contaCtar-nos", e "contaCTO". Irra!!!

Anónimo disse...

Com o atual Ministro tutelar, a gente que diz estas coisas tem muita probabilidade de se enganar, tanto mais se a sua esfera de influência não interseta a do Ministro. Como grande admirador do Príncipe Perfeito, conforme já o ouvi manifestar-se, também apetece cognomina-lo de Ministro Perfeito, tal como Nicolau Maquiavel se baseou na figura do nosso Rei…

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 18.42: nos serviços consulares, há livros de reclamações para quem se sente insatisfeito com os serviços, embora talvez antes convenha esclarecer-se sobre os meios de que os funcionários que atendem dispõem para ocorrer às dificuldades dos cidadãos que a eles acorrem.
Em nenhuma circunstância aceito críticas genéricas face aos serviços do MNE. Quem tiver queixas a fazer, tem livros de reclamações ou pode escrever, a queixar-se, ao primeiro-ministro ou ao ministro dos Negócios estrangeitos ou ao embaixador. As pessoas talvez não não saibam, mas uma queixa dá SEMPRE lugar a uma investigação e terá sempre uma resposta. Já puni funcionários que se comportaram menos bem, da mesma maneira que eu próprio já me queixei do tratamento recebido em serviços públicos portugueses. Ah! e também já enviei cartas a elogiar serviços e funcionários. Críticas genéricas, sem datas, nomes e coisas concretas, mando-as para o caixote do lixo, como faço às cartas anónimas.

Anónimo disse...

Monti
Agora que a UE está reforçada com uma 'ministra' dos Negócios Estrangeiros,
é que aparece NMS com uma solução em contra ciclo.

Anónimo disse...

Desculpe caro anónimo das 19:02 pelo engano no AO. Tem toda a razão.
Desculpe Sr. Embaixador pela observação, que não formaliza uma queixa.

Anónimo disse...

Realmente, aquelas palavras dão que pensar. Ou NMS “se precipitou”, o que não me parece ter sido o caso, ou quis atingir quem?
De registar ter “O Sol” capital angolano, (ao que consta). Não me admirava pois que as suas “irreflectidas” palavras ainda viessem a encontrar eco no “Jornal de Angola”.
Fez bem em colocar este Post.
E, quem tiver queixas sobre os serviços diplomáticos deve deixá-las por escrito. Como aqui se releva, e bem. Para ajudar a melhorar essa mesma rede diplomática no estrangeiro.
a)Rilvas

Anónimo disse...

Pois é... a diplomacia sempre existiu e vai existir. Já em 1821 e 1911 quiseram acabar com os diplomatas e haver apenas agentes comerciais. Mas rapidamente perceberam que tinha sido uma enorme asneira. É pena a maioria das pessoas não saber para que serve uma diplomacia, sem alardes, digna e competente. Mas isso deve ser areia de mais para a camionette de muita gente que só pensa nos croquettes dos outros.

Anónimo disse...

Lá que há muita coisa para cortar nas despesas que não servem o interesse público é verdade. Agora esta da rede diplomática, vinda de alguém que deve ter conhecimento das funções da diplomacia, dá que pensar. Possivelmente referia-se apenas à diplomacia dos séculos XVII e XVIII. Mesmo assim, para além das perucas, das casacas e de uniformes reluzentes, muito se resolveu através de bons diplomatas. Convém, de vez em quando, escutar vozes sábias e descomprometidas em relação aos poderes actuais, como a do Prof. Adriano Moreira. Refere-se, com insistência, ao perigo de nos tornarmos num Estado exíguo e irrelevante, que, por "acaso" geográfico e histórico teve, e ainda tem, uma posição estratégica que poderá servir para o reforço do desenvolvimento sustentado de que tanto se fala. Assim haja políticos que se preocupem com o Portugal a 10 ou 20 anos de vista e não apenas com as eleições seguintes. Já agora, é bom que se tenha a noção de que os diplomatas não são milagreiros. Para fazer omeletas têm de ter alguns ovos... Para além de algumas verbas, também necessitam de instruções claras e de respostas adequadas e tempestivas a questões que colocam ao Governo.
José Honorato Ferreira

EGR disse...

Senhor Embaixador:confesso que já pouco do que vem da esfera do poder e seus "satélites" me causa surpresa.
Ainda ontem regressou o tema das reformas milionárias.

Anónimo disse...

Recordo, com muito gosto, uma indireta (ou talvez nem tanto), de Manuel Maria Carrilho a esta personagem, em pleno Parlamento.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 19.39: mas todas as queixas são bem vindas, pois são elas que ajudam a melhorar os serviços. Eu estimulo a que as pessoas se queixem, mesmo dos serviços em que superintendo. Desde que tenham razões concretas, as provem e identifiquem quem acham que não cumpriu o seu dever de servidor público. O que me custa são as "bocas" do género "as embaixadas não funcionam" ou "os empresários queixam-se de que não são apoiados pelos diplomatas" ou coisas do género. Neste caso, pergunto: quem? onde? como foi? "Bitaites" gerais, de quem só gosta de dizer mal, é coisa para que não tenho paciência.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...