terça-feira, fevereiro 04, 2014

Praxes

É da praxe não falar na reestruturação da dívida, um eufemismo que se utiliza para referir o seu não pagamento parcial. Assumir que parte da dívida dos Estados nunca será paga afecta o mito de que ela é comparável ao endividamento dos particulares.

Há uns tempos, um antigo político explicou que a generalidade dos Estados tem uma dívida recorrente, que procura “reciclar” através de novos empréstimos, a custos tão baixos quanto possível. Caiu-lhe logo “o Carmo e a Trindade” em cima, sendo “irresponsável” o mais doce qualificativo com que foi mimoseado. Há dias, um banqueiro na moda disse precisamente o mesmo. Um respeitoso silêncio dos cemitérios abateu-se sobre as suas declarações. A mesma verdade tem um valor relativo, proporcional às emoções e ódios com que é embrulhada.

O estado a que a nossa dívida pública chegou, nos últimos anos, não autoriza nenhuma vestal a ficar escandalizada se se afirmar que uma parte dessa dívida não tem condições objectivas para poder ser paga. A “reciclagem” que tem vindo a ser feita, nos altos e baixos do mercado, conduziu a que a taxa média dos nossos empréstimos se situe hoje não longe dos 4%.

Nestas condições, é por demais evidente que a cumulação de um processo de substancial amortização da nossa dívida com o respectivo serviço, em taxas próximas das actuais, é implausível, dado o crescimento e a inflação expectáveis. A menos que um perdão parcial venha a ser admitido, associado a uma renegociação de taxas e maturidades, Portugal ficará esmagado por um peso financeiro incomportável. E os primeiros a não beneficiarem dessa situação seriam os nossos credores externos, que não tirariam vantagens de uma economia asfixiada. Eles sabem isso bem. É, contudo, desejável que o assunto só surja à discussão num quadro europeu bastante mais sereno e estável. Mas deixemo-nos de ilusões: cedo ou tarde ele emergirá, dependendo o “timing” do modo como os mercados vierem a ler o grau de abertura do BCE para apoiar as economias europeias sujeitas a uma maior pressão.

É a Europa, com as flutuações dos seus humores financeiros, que todas as manhãs dita o destino dos nossos “spreads”. Por isso, constitui uma perfeita mistificação, que só frutifica numa opinião pública tão intoxicada como a portuguesa, a ideia que está a ser preparada de que resultará de uma nossa livre opção a escolha entre um programa cautelar ou uma saída “à irlandesa”. É evidente que será apenas o modo como o mercado vier entretanto a comportar-se face às nossas necessidades de dívida (ou ao tratamento da mesma no mercado secundário) que ditará a solução a adoptar (como, aliás, aconteceu já no caso irlandês). Estar a criar a ilusão de que a alternativa releva da sabedoria de uma oportuna decisão nacional pode legitimar que se pergunte então a razão pela qual o “regresso aos mercados” não teve lugar na tão propalada data de 23 de Setembro de 2013. Não nos praxem, por favor! 

 Artigo que hoje publico no "Diário Económico"

3 comentários:

jj.amarante disse...

Também me admirei com o uso milenar do argumento "ad hominem", uma falácia conhecida como tal há tanto tempo: http://imagenscomtexto.blogspot.pt/2014/02/argumentum-ad-hominem.html.

Mas pelo título do seu artigo podemos concluir que os portugueses estão agora, (quase) todos eles, a ser praxados, mostrando-lhes quem manda na UE?

Defreitas disse...

O que me admira é a "maestria" dos feiticeiros da politica e da finança portugueses, que conseguiram até agora manter-se no poder sem grandes demonstrações de força da parte daqueles que, se quisessem unir-se, podiam pôr um travão brutal à degenerescência da Nação.

Ah, , o ajustamento das despesas e das receitas ! Como soa bem de tão lógico que parece. Como se o capitalismo fosse isso. Como se não tivesse sido ele que inventou o crédito fácil para "alargar" o mercado. Como se no mundo inteiro o consumo não fosse superior à renda. São os mesmos que agora que a coisa deu para torto, carregam no pedal da austeridade para "sair da crise"! E "tant pis" se a pobreza explode com este "medicamento". Mas o que é certo é que os abastados da finança, eles, saem ainda mais ricos da crise.

E os Portugueses, como sempre, vão acreditar que até vale a pena aceitar a escravatura que lhes prometem, porque o resultado vem já ao dobrar da esquina... Os resultados até aparecem já! Não os vêm na distribuição vergonhosa dos parcos rendimentos da economia, onde a classe média a todos os níveis constata que estes tomam o caminho do capital e das oligarquias, na baixa da demografia e no êxodo maciço para o estrangeiro dos filhos da Nação?

A Europa actual , organizada como ela é, com um sistema económico falido, uma moeda mortal para as economias mais fracas, não tem nada a oferecer senão o empobrecimento das populações.

Os lacaios bem remunerados que oficiam em Bruxelas e Frankfurt podem dizer o contrário, o que é lógico, mas são os coveiros dum sonho que se transformou num pesadelo.

Anónimo disse...

A divida do Estado como sabe é diferente da dívida dos particulares.

o Estado, os governos foram gastando o que tinham afectado vindo das contribuições para pagar as despesas com o próprio Estado e os empréstimos faroónicos em "obras" não reprodutivas não necessárias com "luxos" excessivos (parque escolar, SCUTS, etc,etc. uma festa.

Aliás ,desde 25 de Abril de 75 O País viveu sempre acima das suas possibilidades,embalados ou pelo paraíso latino-comunista ou pelos "amigos" sociais democratas.

Enquanto as torneiras correram ("amigos" e depois UE), estava tudo OK.
Como NUNCA existiram almoços grátis, podem "andar á volta com a canga da nora", porque a "água" do poço custa a subir, só se o "poço" for alimentado pelo "suor" do trabalho honesto dos portugueses (sem padrinhos & compadres).

Se não fosse tão triste,é assistir ao que se está a passar nas "colmeias" dos partido, para mais um lambuzar do mel europeu.

Já não falando na corrida para ser Abelha Raínha!

Autêntico bananal!!!

Alexandre







Hoje, aqui na Haia

Uma conversa em público com o antigo ministro Jan Pronk, uma grande figura da vida política holandesa, recordando o Portugal de Abril e os a...