quarta-feira, janeiro 21, 2015

José Quitério


Acaba de ser tornado público que o Prémio Universidade de Coimbra 2015 foi ontem atribuído ao jornalista, crítico e especialista gastronómico José Quitério. Tenho a honra de integrar, a convite do reitor daquela universidade, o júri deste prémio que, no passado distinguiu figuras tão diversas como o pintor Julião Sarmento, a cientista Maria de Sousa, o escritor Alneida Faria, o historiador António Hespanha, o encenador Luiz Miguel Cintra ou o académico Sampaio da Nóvoa, entre muitos outros.

José Quitério, que há semanas encerrou 38 anos de atividade crítica ininterrupta no jornal "Expresso", é um dos expoentes da reflexão sobre esse domínio, cada vez mais importante na cultura das regiões e dos países, que é a gastronomia. Nela se consubstancia muito da história de um povo, das suas viagens e das suas influências, dos seus hábitos e da sua abertura ao mundo. Nos dias que correm, a gastronomia é um fator da identidade dos povos, com relevância crescente na respetiva economia, nos fluxos turísticos e até na saúde pública. José Quitério, nos seus textos que incluem livros muito interessantes sobre as temáticas em torno da história e evolução da gastronomia portuguesa, é um nome de dignifica o prémio que agora lhe foi atribuído por uma universidade que, há muitos anos, também foi a sua.

5 comentários:

Bartolomeu disse...

Escrever sobre a gastronomia portuguesa, evidenciar as suas qualidades, contar a sua história, divulgar as origens, enaltecer as suas qualidades e os seus sabores, pode considerar-se de interesse nacional, ao nível da importância diplomática. No panorama da gastronomia nacional, em plena fase de crescimento e evolução, é importante que haja quem, com honestidade critique, divulgue e enalteça, aquilo que de melhor no sector se produz. E que esse esforço e esse empenho sejam reconhecidos por todos e premiados, pois então?!

Anónimo disse...

Há já muitos anos, por influência das suas crónicas no Expresso, ao passar por Tomar, fui almoçar a um restaurante chamado "Chico Elias". Lembrei-me agora ao ver o seu nome na postagem. Quero acrescentar, passe a publicidade, até porque não sei se ainda existe, que fiquei muito satisfeito.

Unknown disse...

Chico

Infelizmente o Quitério está quase cego. Encontramos-nos muitas vezes pois moramos perto um do outro. Quero ver se o felicito antes de partir (com a Raquel) para Goa e outras Índias. Onde vou tentar escrever qualquer coisa - quiçá um livreco - sobre a gastronomia goesa...

Resta-me acrescentar que o prémio que lhe foi atribuído é merecidíssimo. O Quitério é o rosto da gastronomia e não só da portuguesa. E é o autor do "Pantagruel lusitano" e isso diz tudo.

Abç

Isabel Seixas disse...

"Nos dias que correm, a gastronomia é um fator da identidade dos povos, com relevância crescente na respetiva economia, nos fluxos turísticos e até na saúde pública."
in FSC

Bem dito

Anónimo disse...

Há muitos anos, andámos pelo Norte e comemos uma posta mirandesa na Gabriela de Sendim, numa excursão promovida pelo Centro Nacional de Cultura. Estava boa, estava.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...