sexta-feira, outubro 02, 2015

João Semedo


Há pouco mais de um ano, João Semedo, à época co-lider do Bloco de Esquerda com Catarina Martins, sondou a minha disponibilidade para estar presente na "universidade de verão" do seu partido, para falar sobre a situação na Europa. Declinei o amável convite, por razões, de natureza logística e de fundo, que lhe referi: não estaria em Portugal nessa altura e, mesmo que estivesse, mantinha com o BE uma divergência política insanável que inviabilizaria a minha presença, como na ocasião lhe expliquei. Na nossa troca de mensagens, confirmei a grande dignidade de João Semedo e o seu modo urbano e sereno de estar na política. Voltámos a encontrar-nos, meses mais tarde, no almoço dos 90 anos de Mário Soares.

João Semedo teve entretanto um grave problema de saúde, que o obrigou a afastar-se da liderança do Bloco. Há dias, com satisfação, vi-o surgir numa ação do seu partido, aparentemente recuperado. Imagino que deva estar, nos dias de hoje, bem contente com a excelente "performance" do Bloco no caminho para as eleições de domingo, que muito deve às prestações de Catarina Martins e Mariana Mortágua, cada uma, a seu modo, grandes revelações naquela área política. Aquilo que chegou a ser prenunciado como a lenta desaparição do Bloco, a ser "canibalizado", à esquerda e à direita, respetivamente pelo PCP e pelo PS, parece não ir acontecer.

Quero deixar aqui uma nota de forte simpatia a João Semedo, uma figura que me merece um grande respeito como um homem de convicções, as quais, não sendo necessariamente as minhas, não deixam representar a marca da diversidade e do pluralismo que são necessários e enriquecem a democracia portuguesa.

6 comentários:

Anónimo disse...

João Semede é um Grande Senhor da nossa Política.
Quanto ao Bloco de Esquerda, faço votos que suba e fique acima dos 10%.

Luís Lavoura disse...

Ouvi uma vez João Semedo a falar num debate sobre eutanásia.
É indiscutivelmente, uma pessoa inteligente, sabedora, não dogmática e com só se ganha em debater.
Também por isso, não entendo, aliás, rejeito completamente a posição do Francisco, de recusar-se a ir falar na Universidade de Verão do Bloco por não concordar com esse partido. Francisco: o facto de não concordar com o Bloco não deve querer dizer que você se recusa a apresentar as suas ideias a pessoas do Bloco!

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Luis Lavoura: eu não escrevi que não ia por não concordar com o BE. Claro que não concordo, mas não era isso que me impediria de trocar ideias. Eu escrevi outra coisa, que tem a ver com uma atitude esoecífica que eu não perdoo a esse partido. É diferente.

Anónimo disse...

Ó Embaixador, então um "réptil" que me dizem ser o presidente do municipio de Lisboa8ao que ela chegou9, diz que num ato de desespero anda a pedir a correligionários para pedirem aos amigos Comunistas e Bloquistas para votarem PS. Ó Embaixador ao que chegou o Patido de Soares, Zenha, Cardya e tantos outros bons socialistas. Vergonha é só a palavra que me apetece dizer. Ainda iremos ver este réptil nas autárquicas a ajoelhar perante a CDU e Bloco. Sei que a derrota é desesperante, mas votar no mesmo partido que um réptil destes pertence nem pensar.

Helena Sacadura Cabral disse...

João Semedo é alguém de quem se gosta facilmente. Eu gosto muito dele, de dentro, do coração. E nunca esquecerei a sua amizade pelo Miguel.
Felizmente que eu posso pensar de forma diferente da sua e estima-lo até por essas diferenças!

Anónimo disse...

E, quando o Miguel nos deixou, lembro-me bem de o ver, depois da bela homenagem no teatro S. Luiz, apesar de desfeito,a correr para chegar a tempo da missa, na igreja do Sagrado Coração, projecto também da autoria do Nuno Portas, de não estou em erro e onde os pais do Miguel e irmão estavam, na última homenagem pública, já que cemitério era só para a família. Apesar de não ser católico

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...