sexta-feira, outubro 27, 2017

Crónica “gastrófila”


Hoje, na edição da revista “Evasões”, que acompanha gratuitamente o “Diário de Notícias” e o “Jornal de Notícias”, publico uma crónica “gastrófila” sobre o Restaurante Laranjeira, em Viana do Castelo, um pouso culinário que frequento desde a minha infância.

Pode ler o texto aqui, mas não é a mesma coisa que na revista.

3 comentários:

Luís Lavoura disse...

O Francisco poder-me-ia talvez ajudar numa coisa.
Eu há já muitos (talvez uns 30) anos comi perto de Viana do Castelo, mais especificamente numa aldeia costeira um pouco a norte, num restaurante fantasticamente bom que lá havia e que toda a gente designava por "A Morgue", por ficar mesmo encostado ao cemitério dessa aldeia. Tratava-se de um restaurante muito curioso, dado que em cada dia só servia um prato de carne e um de peixe, pelo que havia muito pouca escolha, só que, ambos os pratos eram sempre excelentemente confecionados. (Eu só lá comi uma vez, mas a minha cicerone, que ia lá com alguma frequência, disse-me que era assim.)

Pergunto ao Francisco: que aldeia era essa e qual é o verdadeiro nome do restaurante? E ainda existe?

Anónimo disse...

Poderá ser na Areosa? Aí há um que se chama A Morgue.

Anónimo disse...

Não comia no Laranjeira há uns bons 30 anos. Fui lá um destes dias, dia normal a meio da semana, e foi uma desilusão. Havia dois pratos do dia, daqueles para comer á pressa, sobremesas corriqueiras, muito poucos clientes.
Fiquei com pena, mas ainda bem que fui eu que tive um dia mau.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...