domingo, outubro 08, 2017

Rogério Martins (1928-2017)

A internet separa dois tempos do mundo. Nenhuma fotografia de Rogério Martins, antigo governante dos tempos de Marcelo Caetano, surge quando "googlamos" o seu nome, o que hoje fiz, ao saber da sua morte. E, no entanto, a sua importância, para a sociedade portuguesa, foi indiscutível e marcante. 

Rogério Martins, que era engenheiro de formação, fez parte de um grupo de jovens com que o marcelismo procurou "abanar" algum marasmo em que os últimos anos da gestão de Salazar, até 1968, tinha deixado cair a administração central na área económica.

Recordo-me muito bem do impacto que teve o seu discurso, em 1970, no Colóquio de Política Industrial, na antiga FIL. Era uma linguagem nova, algo ousada, que muitos consideravam herdeira da de Ferreira Dias, que anos antes pensara a nossa indústria de forma arejada e inédita. 

Com o 25 de abril, para minha surpresa, Rogério Martins não surgiu no conjunto de nomes dessa geração política que, com naturalidade, a democracia cooptou para a nova fase da vida do país, como João Salgueiro, Xavier Pintado, Alexandre Vaz Pinto ou Nogueira de Brito, entre alguns outros. Passou a dedicar-se à atividade privada, de onde fora originário.

Rogério Martins era um europeísta, fora-o mesmo "avant la lettre". Nos anos 90, começou a escrever uma coluna em "O Independente". Dedicou-me um desses textos, a propósito de uma qualquer negociação que, ao tempo, eu conduzia em nome do país. Fê-lo com uma simpatia que me levou a escrever-lhe, tendo dele uma resposta que guardo algures. Depois, sempre sem nunca o ter visto, perdi-o de vista - passe o oxímoro.

Há meses, perguntei por ele a João Salgueiro. As notícias eram escassas, mas sabia-se estar ainda vivo. Até agora.

5 comentários:

Unknown disse...

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/rogerio-serafim-martins-no-porto/#sthash.x0gxJ4q7.dpbs

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/partida-do-secretario-de-estado-da-industria-para-o-luxemburgo/#sthash.68f5HOys.dpbs

jj.amarante disse...

Quem se quiser lembrar da imagem do Engº Rogério Martins poderá sempre recorrer à do seu praticamente sósia, o actor Michel Piccoli, que se encontra facilmente na internet.

APS disse...

Se clicar: "Rogério Serafim Martins, secretário da Indústria", sr. Embaixador, encontra na segunda posição, uma fotografia razoável-menos. Nos "RTP arquivos".
É o preço de ter sido uma pessoa discreta...

Anónimo disse...

Boa noite

Ou estou mal informado ou o Sr. Embaixador procurou mesmo mal.

O Engº Rogério Martins foi deputado na III e VI legislaturas pelo PS e no blog da AR há uma boa fotografia dele.

Aproveito para o cumprimentar pelo seu excelente blog.

Cordeiro Baptista

Anónimo disse...

https://www.google.pt/search?q=fotos+de+engenheiro+rog%C3%A9rio+martins&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjnwInclePWAhVHWBQKHYdPDnAQsAQILA&biw=1094&bih=519&dpr=1.25#imgrc=u7eANRQ9s0-d8M:

Recado da mãe

O tornado há horas avistado no Tejo terá sido a primeira reação da mãe natureza quando soube que vai ter por cá um negacionista climático co...