segunda-feira, abril 13, 2009

Auto-estrada

Uma longa "seca", ao final da tarde de ontem, numa auto-estrada que conduz a Paris, para além de me trazer à memória o belo conto de Julio Cortázar "Auto-estrada do Sul", dá-me ensejo para relatar uma historieta que ouvi, há dias, durante um jantar.

Era na Polinésia francesa, numa ilha cujo nome me escapou, mas que teria alguns quilómetros de auto-estrada. O meu conviva contou que conduzia a boa velocidade por essa via quando, de repente, começou a observar que os automóveis iam abrandando, até pararem mesmo no meio da própria auto-estrada. Surpreendido, até porque não havia nenhuma razão aparente para esse movimento colectivo, estacou também o seu carro e dirigiu-se ao condutor da viatura que seguia à sua frente, inquirindo sobre a razão de tão estranho procedimento. A resposta sintetiza toda a história: "Sabe, nós cá na ilha paramos sempre para ver o pôr-do-sol"!

4 comentários:

Margarida disse...

Sensibilidade e bom senso, que além de título de livro conhecido, é a tradução singela da alma desses ilhéus.
Alma rica de gente grata pela oportunidade de comungar diariamente com o mistério do ciclo da vida. Eterno recomeço, consequente fim.
Aprendamos a parar e a ver.
A sentir.
Tudo, intensamente, outra vez.

Anónimo disse...

Na ilha, observar o pôr-do -sol é a única razão (que ainda existe) para acreditarmos que vivemos na mesma ilha de há 15 anos atrás... Parar para observá-lo é o que nos resta...
gfaria

Helena Sacadura Cabral disse...

Em certos locais de Moçambique também se fazia o mesmo. Quer saber, senhor Embixador? Embora "entale" o trânsito durante una minutos, também humaniza as pessoas que, na loucura da vida actual, perdem a capacidade de "ver".
Muitas vezes, em férias, de visita à minha Mãe, parei em Lourenço Marques para ver o sol pôr-se!
Bem haja por mo lembrar.
HSCabral

Paulo M. A. Martins disse...

E, Senhor Embaixador, como é belo o espectáculo que nos proporciona o pôr-do-sol em Cabo Frio (RJ) ou em Fortaleza (CE)! Defacto, não há auto estrada, mas as pessoas, propositadamente, como que em romaria, vão a pé para se despedirem do Rei Sol que só voltará no dia seguinte! À mesma hora!
Que espectáculo!
Assim como nas noites de lua cheia, as imensas auto-estradas que se formam sobre o mar!
Que grandiosidade! Até parece que é só caminhar, seguir em frente!
Fraterno abraço.

Paulo M. A. Martins
Fortaleza (CE)- Brasil

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...