quarta-feira, abril 20, 2011

Michel Barnier

No âmbito de um excecional conjunto de palestras sobre a Europa que o Centro Cultural Gulbenkian, em Paris, tem vindo a levar a cabo, uma sala cheia ouviu, na segunda-feira, o comissário europeu Michel Barnier falar do projeto europeu, na ótica das suas responsabilidades no quadro da regulação do Mercado Interno.

Barnier é uma figura com um interessante percurso governativo - em França, foi ministro adjunto dos Assuntos Europeus, da Agricultura e dos Negócios Estrangeiros. Tem uma grande experiência europeia, como deputado e comissário com diversas responsabilidades.

Na ocasião, entendi dever prestar o meu testemunho sobre um homem de quem sou amigo há mais de 15 anos, um europeu que acredita na Europa e que sempre teve, para com Portugal, uma atitude de grande simpatia e disponibilidade. Passámos centenas (não é exagero!) de horas a negociar os tratados de Amesterdão e de Nice, cruzámo-nos nas discussões do acordo de Schengen e muita coisa tratámos no âmbito da política regional europeia. Estive em Paris, por mais de uma vez, a seu convite, recebi-o em Portugal, em várias ocasiões, visitei-o em Bruxelas outras tantas. Michel Barnier é um homem de convicções, que joga com as cartas em cima da mesa, o que não é vulgar, nas lides bruxelenses. Por isso, como elogio, qualifiquei-o mesmo como uma "exceção europeia".

4 comentários:

Anónimo disse...

"Joga com as cartas em cima da mesa, o que não é vulgar"In FSC

Excelente carta de apresentação...
Embora não consiga perceber a amplitude, confesso, mas gostava de poder ...

Isabel Seixas

Anónimo disse...

Bonito o homem. Apresenta-mo?
Guida

Helena Oneto disse...

Michel Barnier não é só uma excepção europeia. É também um político 'mal amado' em França.

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimo Embaixador Francisco Seixas da Costa,

Sem dúvida que é destes exemplos, de convicção Europeísta e disponibilidade pela defesa das causas do Bem Comum, que fazem falta à Europa nestes tempos de lideranças fracas e de interesses ocultos. Ficarei, pois, mais atento às intervenções de Michel Barnier, para mais quando detém o pelouro da regulação do Mercado Interno que é uma área estratégica no momento actual.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...