segunda-feira, maio 09, 2011

Migrações

Nestes tempos em que algumas notícias tendem a provocar surtos depressivos em alguns dos nossos concidadãos, talvez faça bem à nossa auto-estima notar que, entre 31 países avaliados (os 27 da UE e os EUA, Noruega, Suíça e Canadá), Portugal é considerado, depois da Suécia, o segundo melhor país em termos de políticas de integração de migrantes. O nosso país assume mesmo o primeiro lugar no tocante ao "ranking" de acesso à nacionalidade, bem como no tocante ao reagrupamento familiar.

20 comentários:

jj.amarante disse...

E a imagem é muito boa. Donde é?

jvcosta disse...

Isto sim, é muito mais importante do que Ronaldo, Mourinho ou a mítica origem portuguesa do arigato.
Cumprimentos pelo post.

Cunha Ribeiro disse...

Muito bem... O pior são as consequências que aí virão...

Anónimo disse...

Com o devido respeito, a facilidade com que é com que Portugal atribui a qualidade de cidadão português a estrangeiros pode querer dizer muita coisa e algumas delas nem serão muito abonatórias do outorgante de tal benesse, digo eu.. Se clhar, não atribui grande valor à partilha de tal privilégio.

NG

Anónimo disse...

E dar a nacionalidade portuguesa, assim, de qualquer maneira, é motivo de orgulho?

Anónimo disse...

«Isto sim, é muito mais importante do que Ronaldo, Mourinho...»

Claro, muito mais importante são os Pepes, Liedsons, Hassans e Makukulas.

patricio branco disse...

Os imigrantes em portugal não me parecem muito bem integrados na vida social, artistica, politica e económica.
Ao contrario da bbc, da cnn, da tv5monde, vemos africanos, asiaticos, latinos, apresentadores de telejornais e outros programas nas nossas televisões? Vemo-los como actores da televisão e teatro? Como comentadores? Como empresários, homens de negócio, industriais, politicos (deputados, directores gerais, ministros)? Os partidos têm-nos nas suas listas? Estão em numero significativo na função publica, como juizes, diplomatas, militares? Mesmo nas profissões liberais, advogados, medicos, haverá muitos?.
E não poderem ser eleitos, a não ser para cargos secundarios, é integração? penso que não.
São relegados para os trabalhos mais baixos, empregados de mesa, mulheres de limpeza, operarios da construção.
Uma excepção são os indianos e chineses, que têm actividades economicas, restaurantes, pequenos comercios, lavandarias, mas sempre numa escala económica baixa.
Siceramente, gostaria de os ver realmente integrados, deputados, ministros, diplomatas, empresarios, medicos, artistas, em cargos elegiveis, etc.
Li que nos EUA a comunidade negra, separada, faria a 10a potencia economica do mundo. Em portugal, a comunidade emigrante, que percentagem tem na riqueza de portugal? para não falar nos cubanos em miami, nos chineses, italianos, polacos, judeus.
Não percebo quais são os criterios da IOM.

Anónimo disse...

A imagem é enternecedora parece mais uma excursão de voo harmonioso...
Isabel Seixas

Adelo disse...

Pois,
só falta Portugal ratificar a "Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e seus Familiares", aprovada pela ONU em 18 de dezembro de 1990.
Estará à espera do Barroso e da UE...

João Antelmo disse...

Ooláá...
Será que temos aqui potenciais fundadores do Partido dos Verdadeiros Portugueses?

Patrick disse...

O Brasil atribui com muita facilidade sua nacionalidade: basta nascer aqui. E no ano passado aprovamos uma anistia a todos os estrangeiros ilegais no país. E vamos muito bem, obrigado :).

Anónimo disse...

Bem interessante a diversidade de comentários...

Boa a exposição de perspetivas em cima da mesa,
bom o espaço de debate ,
excelente o mote, claro.

Bem patente a defesa do direito de Ser :
Por Nascer,,,
Por querer Ser
Por fazer por Ser
Por ter de ser
Por se fazer para ser
Por usucapião
Porque sim
Porque não

Qualquer um à procura de razão
Isabel Seixas

José Barros disse...

Tinha (tenho) um amigo muito bem conceituado no teatro, e há cerca de vinte anos desabafou comigo que: “a profissão está mal devido à concorrência dos estrangeiros que ‘trabalham’ por qualquer preço...”
O meu amigo exprimia uma certa angústia pessoalmente vivida mas eu vi naquele desabafo que afinal também em Portugal se aplicava o conhecido tratamento diferente das leis salariais em relação aos estrangeiros...
Compreenderíamos que o nosso país tivesse uma política menos austera para com os seus imigrantes quando sabemos que cerca de cinco milhões de portugueses estão, eles também, na sua maioria, submetidos a politicas iníquas.

Anónimo disse...

notícias a favor de Portugal são ignoradas ou apoucadas pela 'nossa' mesma comunicação social que dá sempre o maior relevo a todas as que forem contra.
isso enfurece a velha 'rimalhadeira' cá de casa que não pára, fula, com palavrões do mais vernáculo e vai de reincidir no patriot(eir)ismo (sem mais palavrões, que não cabem em blogue de senhor embaixador e perturbam isabel seixas - aos quais a velha agradece, respectiva e respeitosamente, os comentários de 28 e 30 de abril):

que coisa o nojo persistente da indecência
da gente de hoje a nossa parva que só bate
tão forte e feio e mal se for contra o país

acaba porra quando esta fatal demência
começa porra quando o tal total combate
por quanto portugal quer hoje e sempre quis

"É a hora!" de viver e conviver vivência
agora e sempre a nossa co'os outros em debate
ps portugal é foi será feliz.

Anónimo disse...

oh! caro anónimo das 14 e 43, que deferência...

De nada...

Ambos sabemos pela certa que se conselhos fossem bons vendiam-se, daí que retribuindo o respeito, aí vai uma sugestão, estime a dita Senhora tá bem... até porque é tão bom ter um escudo de lucidez pseudodemente que expresse a nossa irritabilidade sem culpa... Quase sensual...

Que bom...
Continuo a achar os anónimos Medricas.
Isabel seixas

Anónimo disse...

Patrick, o Brasil será com certeza dos países do mundo onde existem mais barreira para a obtenção de vistos de trabalho para estrangeiros e para se conseguir ã nacionalidade.

Entre muitos e muitos exemplos, um filho de mãe ou pai brasileiro nascido no exterior, caso não seja registado à nascença no consulado brasileiro, terá que viver posteriormente pelo menos 1 ano no Brasil para requerer a nacionalidade.

Patrick disse...

Anônimo das 01:55, essa restrição que você aponta foi mantida na Constituição brasileira a pedido dos próprios expatriados. Alguns países com legislação kafkafiana, como Bélgica e Espanha, só ofertam sua nacionalidade a crianças nascidas no seu território se elas não tiverem direito automático à nacionalidade dos pais.

Os obstáculos legais para obter nacionalidade e visto de trabalho são entulhos do regime militar. Nenhuma força política defende publicamente essa legislacao. Por circunstancias do funcionamento do Congresso, tem sido mais facil promulgar anistias.

Anónimo disse...

caro/a 'Anônimo Isabel seixas' das 21:06 de ontem:
"Continuo a achar os anónimos Medricas."
mensageiro que sou, não careço de nome, não o mereço, limito-me a transmitir o que a velha faz e diz, omitindo ou 'eufemizando' o seu vernáculo. nome meu que desse nada acrescia, pelo que 'medricas' me serve se quiser. interessa, se interessa, é a rimalhice dela. sim, ela tem nome, famoso até, mas prefere, por ora, o anonimato.
ah! mas, por favor, medricas ela não, nunca, jamais - que fulminaria de raiva e palavrões quem lho chamasse.
diz-me a velha que lhe diga que apreciou e agradece o seu "Quase sensual…".
"Que bom…" ecoou ela - e eu também.

Anónimo disse...

caro/a...
Fez-me rir a sério...Pela inclusão na diversidade do género... Que bom...unisexo.

Têm toda a razão, até porque o processo desdenhar para poder comprar é mais aliciante...

cumprimentos pessoais a ambos
Isabel Seixas

jj.amarante disse...

A imagem é do Charley Harper, poderia ter descoberto no Google Images usando o próprio ficheiro da imagem.

Maduro e a democracia

Ver aqui .