domingo, fevereiro 12, 2012

Crime

Os adeptos do Manchester City foram alertados para os cuidados que devem ter com os carteiristas, na sua deslocação esta semana à cidade do Porto.

Por mim, sinto-me muito seguro. Cheguei há pouco a Londres, uma cidade onde, como se sabe, o crime apenas faz parte da imaginativa ficção de Conan Doyle.

23 comentários:

Anónimo disse...

Ai... que também caiu no nacionalismo demagógico. Em vez de ler bons guias turísticos, andou a ler maus jornais portugueses. É no que dá.

Esses avisos são comuns em qualquer site (de referência) ou guia, na secção "Saúde e Segurança". São a coisa mais normal do mundo e aparecem para quase todas as cidades.

Se andasse de Metro em Lisboa, ouviria, em cada paragem da "minhoca", repetido em Português e Inglês, várias vezes, aviso semelhante àquele que, agora, o choca.

Acredite(o) que deve ter milhentas melhores ocasiões onde dar largas ao orgulho nacional ferido.

patricio branco disse...

cuidado tambem com a clonagem de cartões de credito...
bem, explico-me com exemplos pessoais: em londres fui alvo desse suave roubo sem violencia que é a cópia ou duplicado do c c. Onde? estabelecimento na cidade? no d free do aeroporto? (foi no aeroporto, inclino me, sabem que o titular se vai)
algum tempo depois de regressar a portugal recebi o extracto de conta e vi gastos que não reconhecia, uma boa lista até se ter esgotado o cédito mensal. O perfil do utilizador alheio era curioso ao ver as compras: várias idas a restaurantes todos do mesmo tipo, comida árabe/marroquina, um deles,o seu preferido sem duvida, com 3 ou 4 idas. Pensei mesmo que na proxima visita (passados 6 anos ainda não se deu)poderia dar uma espreitadela ao restaurante. Depois, muita roupa e sapatos. Durante um mês comprou do que queria e comeu nos sitios preferidos à custa do meu cartão.
Quanto a lisboa, tambem tenho uma historia pessoal ou familiar. Diz se que sitios perigosos são o rossio, as estações e o metropolitano nas horas de ponta, os transportes publicos, entradas e saidas para jogos de futebol, outras concentrações, p ex.
Pois minha mulher ao levar uns familiares de visita a lisboa em passeio numa linha de electrico viu uma mulher introduzir cuidadosamente a mão na mala da tia que olhava o rio ou jeronimos, não sei bem. quando a mão estava bem dentro a trabalhar agarrou-lhe no braço e perguntou bem alto o que estás a fazer com a mão aí? a mulher lançou uma pergunta qualquer de surpresa, mnha mão ondi? (não era brasileira nem portuguesa)tocou a campainha de parar e saiu apressadamente com os 2 cumplices que a acompanhavam.
o condutor nada fez e câmaras no carro não havia.
ambas as historias terminaram bem, o banco devolveu me os gastos não meus no c c 3 meses depois e a tentativa do electrico foi apanhada a tempo.
lisboa, londres, sherlock holmes, ladroagem, etc

Anónimo disse...

O Porto é mais seguro do que muitas cidades europeias. Até porque, com a fuga de cérebros, os Drs. Moriarty da invicta devem ter emigrado todos para melhores paragens...

DL

Anónimo disse...

Beware!

a) Professor Moriarty

Helena Sacadura Cabral disse...

Belo british humor...

João Antelmo disse...

A questão e' que o criminoso de Conan Doyle e' o Prof. Moriaty, não o Arnaldo da Pasteleira.

Helena Oneto disse...

Ah:)! a convicção do "scholar" não tem limites e vale o espirito do célebre “polymath”, não é verdade senhor Embaixador:)?

Anónimo disse...

Eu a primeira vez que lá fui, a Londres, fui logo "palmado", e não foi a carteira, foi o interior do carro..., perto do palácio de buckingham.

Julia Macias-Valet disse...

Os comentários ficaram tanto tempo a ZERO que cheguei a pensar que tinha sido... kidnapped !!!

patricio branco disse...

por mim, a melhor historia de sherlock holmes é a dos 7 anões a pedalarem num submarino no lago de loch ness, submarino que tinha a forma do famoso monstro, quando vinha à superficie para renovar o ar que os anões respiravam era tomado por tal. Moriarty nunca entrou no submarino, não tinha espaço.

Anónimo disse...

Os nossos hooligans são tão bons como os melhores, seus morcões!

a) Super Dragão

gherkin disse...

BENVINDO E TODO O SUCESSO NESTA SUA "VELHA" CAPITAL BRITÂNICA! MAS,MAS, mesmo assim aconselho cuidado! Pela primeira vez em quase 50 anos de permanência, fui roubado na passada sexta-feira de uma forma incrível. Quando pretendia levantar dinheiro de uma ATM (Multibanco), mesmo à saída do meu banco, por incrível que pareça, quando estava a proceder à operação e a tentar seguir as instruções, um indivíduo, negro, aproxima-se, com um papel na mão(meio de encobrir o cartão que iria retirar)e, rapidamente diz-me "a máquina não trabalha!". Perante a minha surpresa, pois aparentemente a máquina estava a funcionar, roubou-me o cartão de débito, mas felizmente, sem qualquer possibildads de tocar na minha conta pelo que participei imediatamente ao banco, cancelando de imediato o cartão. Felizmente que tive sorte nesta minha primeira experiência, mas aconteceu! E, nada teve a ver com o Sherlock Holmes, pois estava distante de Baker Street! Um abraço e...até depois de amanhâ!
Gilberto Ferraz

zamot disse...

Hehehe!

Anónimo disse...

A segurança que o Sr. Embaixador sente advém, certamente, de não viajar acompanhado dos adeptos ingleses.
Pelo que se tem visto, no meio deles, não é colocada a alternativa: “a carteira ou a vida”… que, para um “profissional da área”, será considerada uma proposta “valorável”…

Anónimo disse...

A onda de assaltos por esticão é enorme. Onde há fome há assaltos!

Os Inglês fazem bem informar os seus cidadãos , práctica , que ao ser criticada pelo Sr Embaixador com o seu humor lateral já nos diz qualquer coisa relativamente aos comunicados das embaixadas portuguesas quando os lusos se deslocam ao estrangeiro!
O Benfica esteve em Manchester há pouco tempo e a nossa embaixada não aconselhou ninguém. Foram todos à sua sorte por conta e risco !

É nestes pequenos pormenores que se vê a solidariedade de um país que teima em considerar os seus cidadãos de piegas !

Ogman

Anónimo disse...

@Ogman: Qualquer cidadão deve procurar saber para onde vai e o que o espera. Que descoco... a embaixada a avisar os holigans portugueses das maldades dos holigans britânicos! :)
xg

Anónimo disse...

Também acho um escândalo que os cidadãos atravessem as ruas e o Estado nada faça para os avisar de que podem ser atropelados!

a) OGMAN AO PODER

Anónimo disse...

Senhor Embaixador, no CRITERION theatre, pode ver "the 39 steps" de Hitchcock, numa comédia mais distendida do que os "assuntos" que tratava a personagem que escolheu para assinalar a sua ida a Londres. Se se lembrar dos seus seguidores em "duas ou três coisas" passe por mim em Sloane Square, por onde tantas vezes andei nos anos 70, a todas as horas sem medo de roubos. Também não tinhamos muito dinheiro...nem o receio dos cartões de crédito. Mesmo numa Londres sem os três AAA garantidos, ainda é ocasião para recordarmos aquela velha máxima: who is fed up of London is fed up of life!Não é certamente o seu caso...

Anónimo disse...

A velha Senhora mostra-se solidária com Ogman e demais cidadãos, piegas ou não, do nosso país de deslocados:

aos lusos de hoje coitados
deve a embaixada cuidados
a alertar novos e velhos
em cada deslocação

não são c'mós de antigamente
que partiam pró oriente
sem pedir antes conselhos
à embaixada do sião

Anónimo disse...

Senhor Embaixador,
Caro Gherkin,

E eu que julgava ter sido a primeira a "cair" com a historia do papel na mao....Ha anos, sentada numa mesa a porta de um restaurante (outlet) no Selfrige, mesa ja quase a dar para o passeio...Chega um miudo com um mapa do metro na mao a pedir uma moedinha para uma coca cola. A minha amiga avisou-me :'cuidado'. Eu respondi, 'coitado do muido, nao seja asim'... Quando ia telefonar... o telemovdel ja nao estava na mesa ao lado da caipirinha. Fui direita a esquadra,descrevi o aspecto fisico do miudo que pelos vistos era craque no malabarismo, conhecido na area mas tao rapido que ainda nao tinha sido apanhado. Digo-vos que no dia seguinte, com o novo telemovel "treinei" o truque e, amigos, funciona....

Concordo que ha disto em qualquer pais! E ja agora que ganhe o Porto!

F. Crabtree

Anónimo disse...

Uma das coisa imperdíveis do seu blogue são os comentários das Drªs Helenas, meu caro Sr. Embaixador.
V

Helena Sacadura Cabral disse...

Anônimo das 16:30 junto-me a si nessa evocação!

Alcipe disse...

A nossa embaixada em Moscovo avisou o Benfica dos perigos que ia correr em São Petersburgo?

Maduro e a democracia

Ver aqui .