sexta-feira, maio 11, 2012

Cesária lusófona

Ontem, comemorando o dia da Língua portuguesa, os países lusófonos encheram o grande auditório da UNESCO, numa homenagem musical a Cesária Évora, que, no ano passado, morreu aqui em Paris.

Se bem pensarmos, Cesária é uma das poucas intérpretes que hoje é comum a todo o mundo da lusofonia, que com a sua música se identifica com naturalidade. Talvez isso se deva ao facto do seu país de origem, Cabo Verde, ser, enquanto espaço de expressão cultural e humana, um espaço de cruzamento com uma riqueza bastante atípica.

7 comentários:

Anónimo disse...

Cantar em Crioulo é uma expressão de "lusofonia"?

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Anónimo das 19.00: Claro que é! O que é um crioulo senão uma derivante da língua?

Helena Oneto disse...

Bela homenagem a Cesária Évora!

Gostava de ter assistido a essa comemoração para ver e ouvir a riquissima lusofonia.

Isabel del Toro Gomes disse...

Senhor Embaixador:
Apenas uma retificação, que acho importante e que decerto não me levará a mal: Cesária Évora morreu no Hospital da sua terra, na ilha de S. Vicente, depois de ter regressado de Paris. Já estava doente em Setembro, sentia-se fraca e foi obrigada a retirar-se. Voltou para sua casa em S. Vicente e aí morreu passados 3 meses, em 18 de Dezembro de 2011.

Anónimo disse...

Cize faleceu em Mindelo.
Eterna saudade desta Diva. Ficou a voz que sempre, com emoção, escuto.

Anónimo disse...

Cara anónimo das 19:00: Inevitavelmente, crioulo é o que será um dia o português de Portugal em relação ao português do Brasil. ou seja uma derivante da língua.

Anónimo disse...

Pena que Cabo Verde não tenha ficado como uma Região Autónoma, à semelhança da Madeira e dos Açores... Os Cabo Verdeanos passando mais de metade das suas vidas nos aeroportos contribuem para alargar os hábitos e os costumes desta Europa que se pretende mais unida na diversidade e especificidades dos povos, servindo de exemplo, o agradecimento sincero de Cesária Évora à França que a recebeu bem, apreciou o seu talento e, que continua a ouvi-la!

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...