sexta-feira, novembro 06, 2015

Os silêncios de Lisboa



Há momentos, sob este fantástico dia de sol de Outono de Lisboa - conheço algumas cidades com dias assim, nenhuma com a suavidade única desta luz - lembrei-me, de repente, do silêncio que, noutros tempos, se usufruia ao atravessar alguns bairros populares da cidade, vai para meio século.
Era uma Lisboa muito triste, embrulhada numa pobreza de vida - um "mal-de-vivre", em homenagem ao José Fonseca e Costa - que parecia fazer parte do seu inexorável destino: muitas casas como esta, gente mal vestida e sem esperança, serviços públicos degradados, transportes incómodos, o tal "viver habitualmente" com que a ditadura suspendera o tempo dos portugueses, entre os medos (a política, a religião, a guerra, o desemprego/emigração) e a felicidade, então domingueira, do futebol, com as tascas à mistura.
Por esses tempos, se atravessássemos certas zonas da Ajuda ou de Marvila, se nos ocorresse andar pelo interior dos Anjos ou do Bairro Santos, recordo-me bem que se "ouvia" um silêncio único, sem aquele ruído de fundo de automóveis que hoje faz parte do cenário urbano. Quando muito, uma Zundap, uma Famel ou uma Pachancho - as Harley-Davidson do fascismo. 
Nostalgia, isto? Não, apenas a constatação de que a vida era diferente. Ah! E nós também, claro! A única coisa comum é esta maravilhosa e única Lisboa.

3 comentários:

Majo disse...

~~~
~ O que mais me chocava
era o olhar resignado, pardo, amorfo, abúlico, ou seja,
morto; dos utentes dos pachorrentos carros elétricos...

~ Pertenço ao seu «team»,
vinda de muito longe, após ter estranhado, apaixonei-me definitivamente pela nossa Lisboa, especial e única.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Portugalredecouvertes disse...

E ainda Lisboa!

Sr. Embaixador, mas que sintonia!!!

Sem ver o seu artigo, coloquei o meu post, senão veja se tiver oportunidade:

http://portugalenphotos.blogspot.pt/

bom fim de semana
Angela

La Mère Supérieure disse...

Este texto retrata bem o que o Brasil vive hoje, sem por nem tirar, graças ao socialismo desastroso, larápio e sem consequências do PT. O Brasil vai levar 20 anos para se recuperar.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...