quarta-feira, janeiro 18, 2017

Solidão


Ambos tinham entrado, há muito, na casa dos 80. Ele estava de cadeira de rodas, no hall daquele hospital, a caminho de uns exames, que pressenti complicados. Ela, menos limitada, arrastava-se contudo com alguma dificuldade, embora no comando das operações familiares. Eram ambas pessoas com uma certa posição social. Isso ficou evidente na longa identidade do marido que, com orgulho, a senhora declinou ao balcão. A burocrática redução ao primeiro e último nomes, vocalizada em resposta pelo empregado, se bem que necessária, foi algo cruel, à vista e ouvido dos circunstantes.

A senhora sentou-se perto de mim, com o marido na cadeira de rodas, ao seu lado. Ele não parava de dizer-lhe coisas ininteligíveis. Ela respondia-lhe em voz alta, ao ouvido débil, para o aquietar. A certo ponto, ouvi-a dizer-lhe: "Está calmo. Lá iremos daqui a pouco para casa, descansa!". Mas ele continuava inquieto, tremendo, abalado sei lá por que doença, frágil e de fácies amarelo. A senhora olhava, ansiosa, a chamada da senha no quadro eletrónico, de cada vez que se ouvia um sinal sonoro. A certo passo, a uma nova questão do cavalheiro, ela passou-lhe discretamente a mão pela cara, numa festa pudica, de quem tem o pejo social de assumir, em público, gestos de ternura, e disse: "Sozinhos? Não, não estamos sozinhos. As pessoas como nós nunca estão sozinhas!". E olhou em volta, com uma altivez que os cabelos prateados e os traços de uma beleza passada lhe autorizavam. Mas ninguém notou esse olhar seguro. As caras estavam mergulhadas em telemóveis, muito sozinhas.

Qualquer que fosse o real significado da frase proferida por aquela senhora, achei curioso o que me pareceu ser uma interessante expressão de orgulho. Pensava nisto, quando o quadro eletrónico chamou pela minha senha.

8 comentários:

Rui C. Marques disse...

Solidários viajantes de uma vida."They are a couple"- bonito poema de Carl Sandburg.E uma magnífica fotografia.Comovo-me,deve ser da idade,como diria Ruy Belo.

Anónimo disse...

também me comovo e também deve ser da idade
João Vieira

Anónimo disse...

gostei tanto deste seu post.
obrigada pela partilha,
anonima

Anabela Jardim disse...

Ao meu ver, julgando pel idade e estado de dependência e solidão, ela referiu-se à velha frase quase profética: "estamos com Deus!"

Anónimo disse...

Para mim pareceram-me apenas o que se dizia aqui há alguns anos: Um casal de pessoas "bem nascidas".

Anónimo disse...

belo texto.

Aconselho a visão do filme "la giovenneza" (Youth) de Paolo Sorrentino.(2015)

AV disse...

Muito comovente. A sensibilidade posta na descrição fez com que me sentisse como se estivesse naquela sala, a vê-lá.

iseixas disse...

Sim, mas a solidão podia ser a do observador...
Nem sempre as pessoas com mais idade são solitárias, têm as suas crenças as suas certezas, os seus companheiros de sempre, sem dúvidas ou evasões...

Interessante o seu imaginário, tanto como a descrição que, é sua, bem descrita, não me comoveu talvez por cansaço e deformação profissional.

às vezes dou por mim também a ter "pena" dos que cuidam e também precisam de ser cuidados independentemente já de diferenças de género.

Mas o seu texto como sempre bem bonito.

Está doente?

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...